Um blog

Racionalismo, tecnologia, direitos digitais

O mercado científico e uma ideia para um empreendedor ocasional

Posted at — May 2, 2012

Não sei porquê, mas sempre me pasmei com a forma com que a investigação científica se processa,  especialmente com a dificuldades criadas ao acesso ao conhecimento científico.

Que eu saiba, qualquer pessoa que queira adquirir algum conhecimento especializado na franja de um qualquer ramo da ciência só pode seguir um caminho procurar os artigos científicos de interesse.

Parece fácil, não é? E até podia ser, se as publicações científicas (que supostamente dão credibilidade e garantem a qualidade dos artigos publicados)  não se fizessem pagar fortunas pelos artigos e que por vezes não são bem aquilo que procuramos e afinal são de qualidade duvidosa ….

Bem sei que muitas vezes os institutos e as universidades possuem contratos com inúmeras publicações de modo a que os seus bolseiros e investigadores tenham acesso aos artigos da especialidade, mas ainda assim o custo para os organismos é exorbitante. É absurdo o mercantilismo que se apoderou do progresso científico e o mais estranho ainda é que hoje em dia eu não encontro nenhuma necessidade para estes custos e mesmo para a existência das referidas publicações.

É assim tão difícil conceber um sistema mundial de publicação de artigos com um processo de revisão do tipo crowdsourcing (tanta rede social por aí!!!) , onde a qualidade fosse garantida pelo simples número de revisores que seriam eles próprios autores (cujo maior interesse seria a qualidade dos trabalhos publicados) e com um sistema de ranking dos artigos, investigadores e revisores, com base no número de citações dos artigos?!

Será assim tão difícil efectivamente democratizar e acabar com as barreiras ao acesso do conhecimento humano e do progresso científico, bem como  da sua aplicabilidade prática, e ao mesmo tempo aumentar a qualidade e credibilidade da investigação realizada? (Porque é exactamente isto  que o mercado científico não faz e só vai regredir se o modo como de se fazer investigação não mudar). Claro que existirão desafios mas nada que assuste o ocasional empreendedor dos tempos modernos.

Afinal, como alguém muito inteligentemente referiu “We sit on the shoulders of giants”. Está na altura de acabar com o imposto para lá ficarmos.